A prática me convenceu de que a escola da perezhivanie [o "reviver" de Stanislavski] tem uma parte de razão. No teatro de que falo, o resultado do trabalho do ator deve ter um caráter de artificialidade, mas, para que isso ocorra de maneira dinâmica e sugestiva, é necessário um certo empenho interior do ator. Não se chega a nenhum resultado nem se obtém algo rígido sem a existência de uma intenção consciente no agir do ator, não apenas no decorrer do processo mas também no momento da representação. A ação física deve apoiar-se e fundar-se sobre associações pessoais, íntimas do ator, sobre suas baterias psíquicas, sobre seus acumuladores internos.
O OCO TEATRO, com todo respeito, não copreendeu isso.
GROTOWSKI DISSE:
ResponderExcluirA prática me convenceu de que a escola da perezhivanie [o "reviver" de Stanislavski] tem uma parte de razão. No teatro de que falo, o resultado do trabalho do ator deve ter um caráter de artificialidade, mas, para que isso ocorra de maneira dinâmica e sugestiva, é necessário um certo empenho interior do ator. Não se chega a nenhum resultado nem se obtém algo rígido sem a existência de uma intenção consciente no agir do ator, não apenas no decorrer do processo mas também no momento da representação.
A ação física deve apoiar-se e fundar-se sobre associações pessoais, íntimas do ator, sobre suas baterias psíquicas, sobre seus acumuladores internos.
O OCO TEATRO, com todo respeito, não copreendeu isso.