Total de visualizações de página

domingo, 30 de agosto de 2009

ESTAR ARDENDO


"Procuro por toda parte formas novas e faço experiências com os meus sentimentos, mas depois volto sempre à essência da arte, que é a simplicidade, grandeza e sensibilidade, e a essência de sua forma, que é a frieza”. (Bertolt Brecht)

Stanislavski propôs através do seu método, que o trabalho do ator deve ser uma atividade consciente, responsável, criadora, liberta da magia e da inspiração, controlada por um treinamento diário e organizado e que o único critério para a avaliação de um espetáculo é a sua influência sobre os espectadores.

Por isso, a atenção do ator não deve estar apenas na emoção ou sensação buscada ou sentida, mas estar presente na sua inteireza, que o fará consciente de suas ações mentais e físicas e conseqüentemente alcançará a comunicação verdadeira com o espectador. Assim de maneira objetiva, criativa, através das experiências subjetivas, buscar a prática acompanhada de uma reflexão rigorosa do seu fazer teatral.
Portanto, o ator soviético Smotkunovskiu cita o poeta conterrâneo lessenin:SE VOCÊ NÃO TIVER ARDENDO, NÃO PODERÁ INFLAMAR. E insiste que a comunicação em teatro, não deve ser apenas emocional, em teatro deve estar sempre presente uma idéia apaixonada, o ator deve estar ardendo sim, ao expressar algo que precisa de uma reflexão do seu espectador, é necessário, vital do artista, sem o qual a obra de arte seria sem vida e desinteressante. A idéia deve ser apaixonante, ela deve arder no ator, para depois contagiar á platéia, sem excessos, dosada em forma e emoção distantes de interesses egoístas.

(Carlos Aguiar – ator do Puty Teatro Labore)

Um comentário: