Total de visualizações de página

sábado, 5 de setembro de 2009

PARTICIPANTES FALAM DO ESFORÇO CULTURA:

A arte no teatro- Breve relato

A arte é fundamental e está presente na vida cotidiana do ser humano, com o teatro não é diferente. Durante a manhã de sábado do dia 22 de agosto, o grupo de estudantes de teatro da Casa da Cultura de Teresina, prestigiaram uma palestra expositiva do grupo Puty Teatro Labore, sobre o Teatro, onde a ênfase maior foi desenhada em torno do método de Eugênio Kusnet – É necessária a técnica-.
Foi muito animadora, pois norteou declaradamente a opinião dos expositores, no sentido de clarificar que o amor pelo teatro deve existir, visto que é uma profissão difícil, acredito que todas são, mas esta deve ser mais, pois viver de arte, no nosso país é difícil.
Durante a palestra, Carlos o primeiro expositor fez abordagens sobre Eugênio Kusnet, na necessidade da técnica, destacando que o ator deve saber sobre a técnica e como usá-la no processo de forma racional, destacou que em um espetáculo, a platéia vai para ver o personagem não o ator ou atriz. Deu ênfase a questão da fé cênica, que difere de outro tipo de fé.
Sandra também buscou frisar sobre a fé cênica, o papel do bom e do mal ator/atriz. Elucidou que o amor pelo palco no teatro desafia-nos todos os dias. Abordou também sobre a arte dramática, que tem o papel de revelar a vida espiritual do ser humano, que corpo, mente voz, são os instrumentos importantes e necessários que o ator deve usar e cuidar bem. Mostrou que tudo no ator é ação, que esta só se interrompe com a morte. Em seguida David fez algumas abordagens sobre o monologo interior. Após a palestra houve algumas indagações e um recado do diretor Adriano Abreu, que buscou incentivar a ida do grupo para o festival lusófono.
O momento promovido pelo grupo mostrou a responsabilidade com o teatro de qualidade, que seja de fato teatro, que a arte de representar possa ter uma importância grande para assim fazer com que se entenda que como disse Stanislavski “A arte é para o homem é pelo homem e é sobre o homem”. Logo nós fazemos e somos arte. Pois assim entenderemos que o dever é grande e o amor pela arte no teatro também dever ser.

Aluna do curso de teatro da casa da culturaElis Pires/ Elis Taylow
Teresina, 23 de agosto de 2009.
Reflexão sobre a palestra da 6ª Edição do Esforço cultural do Grupo Puty Teatro LaboreExpositores: Atores
• Carlos Aguiar
• Davi Santos
• Sandra Nunes
• Adriano Abreu- Diretor

Nenhum comentário:

Postar um comentário