Total de visualizações de página

sábado, 26 de setembro de 2009

PARTICIPANTES FALAM DO ESFORÇO CULTURAL:


Olá a todos os membros do Puty Teatro Labore,
Venho através deste email fazer um breve e singelo comentário a respeito do Seminário Ator e Método - 5ª edição do Esforço Cultural, que aconteceu an Casa da Cultura de Teresina, destinado exclusivamente aos alunos de teatro da cidade, os quais faço parte.
Quem esteve lá viu, ouviu, sentiu, presenciou cada passo, movimento, palavra, gesto, sentimento...Sentimento de amor, amor ao teatro, a arte, a vida! Os mestres seguidores de outros mestres transmitiram, envolveram, transbordaram conhecimento, saber e experiências...e nós discipulos, contemplamos, enchemos nossa mente, nossa alma, nosso coração com este fruto de tanta dedicação à nossa principal tarefa antes de atuar: ser ator! O ator que faz o diferencial, aquele que sabe o que faz, que se conhece, conhece o outro e a coletividade. O ator que transmite sua arte com fé, de forma verdadeira, real, que convence o expectador, e pode assim jamais ser esquecido. Deixa marcas...assim como foi a 5ª edição do esforço cultural pra mim e para todos creio eu, que deixou marcas de satisfação, conhecimento e o mais importante a simplicidade e sinceridade do ator, além da dedicação, responsabilidade e compromisso...esses são fatores básicos, porém importantes, além da preocupação em levantar o teatro piauiense! Isso depende de nós também, que seremos a nova geração de atores e atrizes do estado, então a todos que pretendem levar a sério o teatro: Está em nossas mãos, não vamos deixa-lo morrer! A arte muda a vida das pessoas, e é através dela que mudaremos o nosso lugar!
Abraços a todos. Ciara Braga

sábado, 5 de setembro de 2009

PARTICIPANTES FALAM DO ESFORÇO CULTURA:

A arte no teatro- Breve relato

A arte é fundamental e está presente na vida cotidiana do ser humano, com o teatro não é diferente. Durante a manhã de sábado do dia 22 de agosto, o grupo de estudantes de teatro da Casa da Cultura de Teresina, prestigiaram uma palestra expositiva do grupo Puty Teatro Labore, sobre o Teatro, onde a ênfase maior foi desenhada em torno do método de Eugênio Kusnet – É necessária a técnica-.
Foi muito animadora, pois norteou declaradamente a opinião dos expositores, no sentido de clarificar que o amor pelo teatro deve existir, visto que é uma profissão difícil, acredito que todas são, mas esta deve ser mais, pois viver de arte, no nosso país é difícil.
Durante a palestra, Carlos o primeiro expositor fez abordagens sobre Eugênio Kusnet, na necessidade da técnica, destacando que o ator deve saber sobre a técnica e como usá-la no processo de forma racional, destacou que em um espetáculo, a platéia vai para ver o personagem não o ator ou atriz. Deu ênfase a questão da fé cênica, que difere de outro tipo de fé.
Sandra também buscou frisar sobre a fé cênica, o papel do bom e do mal ator/atriz. Elucidou que o amor pelo palco no teatro desafia-nos todos os dias. Abordou também sobre a arte dramática, que tem o papel de revelar a vida espiritual do ser humano, que corpo, mente voz, são os instrumentos importantes e necessários que o ator deve usar e cuidar bem. Mostrou que tudo no ator é ação, que esta só se interrompe com a morte. Em seguida David fez algumas abordagens sobre o monologo interior. Após a palestra houve algumas indagações e um recado do diretor Adriano Abreu, que buscou incentivar a ida do grupo para o festival lusófono.
O momento promovido pelo grupo mostrou a responsabilidade com o teatro de qualidade, que seja de fato teatro, que a arte de representar possa ter uma importância grande para assim fazer com que se entenda que como disse Stanislavski “A arte é para o homem é pelo homem e é sobre o homem”. Logo nós fazemos e somos arte. Pois assim entenderemos que o dever é grande e o amor pela arte no teatro também dever ser.

Aluna do curso de teatro da casa da culturaElis Pires/ Elis Taylow
Teresina, 23 de agosto de 2009.
Reflexão sobre a palestra da 6ª Edição do Esforço cultural do Grupo Puty Teatro LaboreExpositores: Atores
• Carlos Aguiar
• Davi Santos
• Sandra Nunes
• Adriano Abreu- Diretor

terça-feira, 1 de setembro de 2009

PARTICIPANTES FALAM DO ESFORÇO CULTURA:


PARTE OU TODO

Queria uma forma, uma linguagem ideal para interpretar o que foi a Palestra sobre o livro de Eugênio Kusnet. Talvéz eu não saiba explicar...mas sei como me sento agora!
Quero levar aos olhos, ouvidos e coração de outras pessoas o que somente a arte(neste caso o teatro) conseque ver, ouvir e sentir.
Quero apreender sempre, pois mais que eu saiba, não é suficiente. Todo dia têm algo novo para descobrir. E está idéia de estudar um personagem, sua vida, e personalidade é muito legal.
Atingir o objetivo do personagem, como se eu fosse ele, usando como matéria prima meu próprio corpo.
Bom, quero apreender a teoria simultaneamente com á prática. Apreender á teoria e no mesmo instante ver como isso funciona na prática. Pois é, acho que isso explica um pouco desse tudo, ou parte desse todo, que é o teatro.

Adriano Marques- aluno do curso de teatro da Casa da Cultura que participou da Palestra : ATOR E MÉTODO ( Eugênio Kusnet)